Patram de Erechim apreende pássaros silvestres mantidos em cativeiro

Uma equipe de policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, através da Patrulha Ambiental (Patram) de Erechim, deslocou na quarta-feira (26), em apoio ao efetivo do 13° BPM que durante cumprimento a mandado de busca e apreensão em uma residência no município, localizou várias gaiolas com pássaros silvestres em cativeiro e em situação ilegal.

No local foi encontrado um total de 43 gaiolas, tendo em 28 delas pássaros de espécies como Trinca-ferro, Sanhaço-frade, Cardeal, Azulão, Canário-da-terra e um Pintagol exótico. Além das gaiolas (15 estavam vazias) também foram apreendidas cinco armadilhas para captura de pássaros.

Estado insalubre

De acordo com a Patram, os proprietários possuem cadastro junto ao Ibama, porém somente quatro pássaros estavam com anilhas e cinco estavam em desacordo com a relação de passeriformes. Eles foram identificados e responderão por crime contra a fauna e maus-tratos, devido ao estado insalubre em que os pássaros se encontravam, com gaiolas sujas e comida inadequada.

Readaptação

Foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial e os pássaros foram encaminhados para avaliação, onde passarão por um período de readaptação para futuramente serem soltos em seu habitat natural.

 

Fonte: Patram | Jornal Bom Dia
print