Alfa suspende cobrança de armazenagem de soja

A diretoria executiva da Cooperalfa, em reunião com os membros do Conselho de Administração, decidiu suspender a cobrança de armazenagem de soja, que passaria a vigorar a partir de maio de 2025. O presidente Romeo Bet, em entrevista ao Informativo de Rádio nesta manhã de 28 de junho, tranquiliza a todos os associados, que não mais será cobrada a armazenagem na hora que ele entregar a sua produção na cooperativa. “A diretoria entende que a situação sugere cautela com os custos de produção no campo e que, futuramente, havendo necessidade de revisar esta decisão assim será”, declarou.

O principal objetivo do armazenamento é manter a qualidade do produto entregue pelo cooperado. Esta prática requer muitos cuidados, entre eles a recepção dos grãos e sua correta secagem e limpeza, para que estejam sempre em excelentes condições e possam ser comercializados a qualquer momento. O item 6 da Norma 04/202 – Cobrança de Estocagem, para aquele associado que optasse por não comercializar a sua produção ano a ano e depositar, previa mitigar parte dos custos com manutenção dos silos, mão-de-obra, lenha, energia elétrica, entre outros. “Por se tratar de uma cooperativa, esta decisão de cancelar a cobrança é mais um esforço e um diferencial da Alfa em nome da coletividade”, observou Romeo Bet.

Segundo o presidente Romeo, apesar do cancelamento da taxa de cobrança pela Cooperalfa, a qualidade original do grão, entregue para quando o associado julgar conveniente comercializá-lo, deverá ser mantida. Então, o associado não precisa se preocupar com essa cobrança, que somente será retomada futuramente, caso haja essa necessidade, mediante ampla discussão com a liderança”. “Não queremos que ninguém se sinta prejudicado e como agricultor que também somos, entendemos perfeitamente e nos sensibilizamos”.

 

Por: Assessoria de Imprensa Cooperalfa

print