Na noite dessa quarta-feira (10), ocorreu a 3ª Edição do Encontro de Negócios, promovido pela Aliança Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL). As palestras ocorreram no Clube Comercial e tiveram como tema, o potencial da logística portuária e ferroviária para o desenvolvimento regional.
A classe empresarial da cidade e região tiveram a oportunidade de escutar o ex-prefeito de Passo Fundo, Fernando Carrion, o Senador Luiz Carlos Heinze e também o Engenheiro Civil, João Acácio Gomes. Que apresentaram a importância estratégica de infraestrutura logística para o crescimento econômico do estado, destacando a construção dos portos e ferrovias que poderão impulsionar a competitividade e a integração de mercados.
Para a imprensa o presidente do Aliança Empresarial, Antônio Rosso comentou a importância deste momento. “Investir em infraestrutura automaticamente é melhorar o nosso escoamento. Desta forma, diminuir os preços. A região norte para crescer precisa deste investimento”, destacou Rosso. Em sua visão trazer o porto meridional e a ferrovia para o norte alavancaria o patamar econômico.
O Engenheiro Civil, João Acácio Gomes da empresa DTA Engenharia responsável pelo desenvolvimento do porto e o licenciamento ambiental, afirma que essa é uma notícia relevante. “Vejo como uma perspectiva de desenvolvimento para essa região especialmente após a catástrofe climática que atingiu o nosso estado”, salientou Gomes. O porto terá uma característica peculiar segundo ele, pois será totalmente fechado e com 17 metros de operação para receber os maiores navios que vão operar tanto nos granéis sólidos, líquidos, gás e também um terminal de passageiros.
O porto será construído no município de Arroio do Sal no litoral norte do Rio Grande do Sul. E conforme o ex-prefeito de Passo Fundo, Fernando Carrion a ideia desse investimento está completando 200 anos em 2026. “Muitas pessoas tentaram construir até mesmo o presidente Getúlio Vargas e agora tudo indica que vai acontecer”, ampliou Carrion. Agradeceu também a parceria do empresário Antônio Rosso que vai disponibilizar o terreno para a construção, uma área de 700 hectares.
O investimento ficará próximo de R$6 bilhões, dinheiro esse da iniciativa privada. E ainda neste ano a Agência Nacional de Transportes aquaviários (Antaq) habilitou o projeto. E conforme a DTA Engenharia empresa responsável pelo porto a obra deve ser entregue no ano de 2026.
Por: Rádio Uirapuru | Passo Fundo