Alfa homenageia produtores de leite em Guaraciaba

Em 12 de julho, no Clube Itamaraty, a partir das 19 horas, a Cooperalfa de Guaraciaba, extremo oeste catarinense, promoveu uma noite especial de palestra e jantar para produtores de leite, associados e integrados ao sistema Aurora Coop, em comemoração ao Dia do Produtor de Leite.

Após a abertura do evento, feita pelo gerente da filial Alfa de Guaraciaba, Sadi Galiazzi, foi realizada uma palestra com João Batista Schneiders, do município de Itapiranga-SC, sobre qualidade e produtividade com tecnologia. O encontro finalizou com um jantar de confraternização. “Muito obrigado a todos que vieram confraternizar e aprender um pouco mais conosco”, declarou Sadi.

O palestrante falou da missão que tem o produtor de leite, este alimento produzido diariamente, portanto um desafio igualmente diário, que exige muita organização por parte da pequena propriedade rural, especialmente. Atualmente a bovinocultura de leite no Oeste Catarinense tem predominado na economia da maioria dos municípios. “É um negócio que proporciona receitas mensais às famílias do agro”. Sobre a oscilação de preços, Schneiders lembra que todas as atividades econômicas são cíclicas e que oscilam ao longo do tempo. “No entanto, é preciso trabalhar pela média dos preços, que é satisfatória, uma vez que proporciona um fluxo de caixa mensal”.

E sendo assim, com um cenário econômico e político inseguro, o palestrante recomenda ao produtor fazer a sua parte bem feita da porteira para dentro. “Ter um produto de qualidade, para manter-se no mercado”. Ainda, na opinião de João Batista, os integrados da cooperativa representam a média alta da produção e estão de parabéns”. Segundo ele, não há mais espaço para amadores e o bom já não é mais suficiente. “Precisamos de profissionais no campo, que façam a boa gestão dos negócios, juntamente com a equipe de apoio da Cooperalfa”. Sobre a qualidade de vida, o palestrante lembra que o meio rural não perde em nada para a cidade. “As famílias tem todos os recursos e tecnologias necessárias para trabalhar e viver bem”.

O associado da Alfa e integrado da Aurora Coop, Gerson Stefens, da Linha Índio, Guaraciaba-SC, possui 50 animais em lactação, que produzem em média 1600 litros por dia. Ele disse que, apesar de todos os desafios, vale a pena permanecer na atividade, desde que se produza um leite de qualidade e com produtividade. Para o produtor Ernélio Maldaner, de Linha São Luiz, que possui um rebanho de 130 vacas em produção, no sistema free-stall, que produzem em média 4.800 litros por dia. “É muito bom trabalhar com a cooperativa, que nos ajuda a produzir cada vez mais e melhor, pois temos que evoluir sempre no manejo dos animais e na qualidade do leite”. Em Guaraciaba, é a técnica Juliana do Amaral que presta assistência aos cerca de 45 produtores de leite integrados.

 

Assessoria de Imprensa Cooperalfa
print