Nos dias 22 e 23 de julho, a Coopertradição promoveu o treinamento para os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA. A capacitação reuniu 36 colaboradores, com o intuito de atualizá-los em relação às informações sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Este treinamento é realizado anualmente e iniciou-se com a apresentação dos cipeiros, como é organizada a CIPA, o plano de trabalho e as atribuições da Comissão.
O técnico em segurança do trabalho da Coopertradição, Maico Junior Arrial, explicou que a CIPA atua nas unidades da Cooperativa como uma extensão da equipe que faz parte do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.
“Como são várias unidades e nós não conseguimos acompanhar todas ao mesmo tempo, existe a CIPA para ajudar o SESMT. Eles que estão trabalhando no dia a dia têm uma convivência melhor com as unidades e acabam identificando os riscos de acidente e repassando para nós. Nós acionamos a manutenção se for necessário corrigir o local para deixá-lo seguro para o trabalho”, relatou.
Para que os cipeiros tenham um olhar crítico e possam identificar os riscos, o treinamento trouxe noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e suas medidas de prevenção. Além de um estudo do ambiente e suas condições, incluindo os riscos originados do processo produtivo e inspeção de segurança.
Em relação à higiene do trabalho, foram apresentados os princípios gerais e as medidas de prevenção. Finalizando com a apresentação da metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além do uso de EPIs e EPCs.
No segundo dia, a capacitação abordou a parte de prevenção e combate a incêndios. Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária, relativas à segurança e saúde no trabalho. Bem como, informações sobre inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados. Para finalizar, os cipeiros preencheram o plano de ação sobre os itens de cada unidade.
Um momento importante do treinamento foi a capacitação sobre os primeiros socorros. Para detalhar as técnicas, a Coopertradição contratou a empresa Realseg.
“A gente não está o tempo todo nas unidades, então eles são os nossos olhos lá dentro e quando acontecer alguma situação que alguém precise de um curativo ou algo assim, eles já estão capacitados para fazer esse curativo e encaminhar a pessoa para um pronto atendimento, caso seja necessário”, explicou Maico.
Uma das preocupações da Coopertradição é oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus colaboradores. Por isso, o treinamento da Cipa é tão importante e contribui para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades com excelência e em segurança.