Trindade do Sul: JBS forma primeira turma do programa de empreendedorismo para mulheres no agro

Produtoras rurais que administram granjas integradas da Seara formam a primeira turma de mulheres capacitadas pela JBS em gestão – e já observam aumento no faturamento e produtividade de suas propriedades agrícolas. Elas integram o programa Mulheres SuperAgro, que oferece suporte e ferramentas para alavancar o empreendedorismo feminino no agronegócio em cidades do interior do Rio Grande do Sul. O programa oferece capacitação em administração de propriedades rurais, com módulos que vão da gestão de pessoas, gestão financeira, temas jurídicos e tributários, além de práticas de produção sustentáveis e bem-estar animal. Os encontros envolveram integradas das cidades gaúchas de Passo Fundo, Trindade do Sul, Montenegro e Seberi.

Levantamento conduzido em 2023, pela Seara, aponta que 41% das propriedades integradas ao negócio são gerenciadas por mulheres. É o caso de Ivinice Schneider, avicultora proprietária de uma granja localizada em Tupandi (RS) e participante da primeira edição do programa, encerrada em maio. Ela conta que a experiência resultou em um aumento de 7% em seu faturamento, além de ter contribuído para melhorar ainda mais a qualidade dos produtos. “Os resultados positivos só tendem a melhorar dia após dia, o que mostra que estou no caminho certo”, afirma. “O Mulheres SuperAgro contribuiu muito para o meu crescimento profissional e pessoal, pois ajudou a me enxergar e valorizar como mulher à frente do meu negócio, com trocas de experiências entre todas nós”, complementa.

Rosane Bertolin, que também participou da primeira edição e é responsável por uma granja localizada em Passo Fundo (RS), afirma que a experiência a ajudou a dominar estratégias de gestão. “O Mulheres SuperAgro fez toda a diferença na minha vida, pois aprendi a direcionar e delegar as tarefas para a minha equipe e, com isso, ganhei mais tempo para me dedicar a outras questões importantes na administração”, afirma a empreendedora.

Para Pauline Bellaver, especialista de Sustentabilidade da Seara, o programa representa mais um passo importante da Companhia para o setor, capacitando as empreendedoras do segmento para que alavanquem suas carreiras. “Ao juntarmos as experiências de tantas mulheres incríveis, tivemos a oportunidade de oferecer uma troca de conhecimento enriquecedora às nossas integradas, contribuindo para que tudo que foi ensinado durante o curso seja colocado em prática no dia a dia no campo”, comenta Pauline. “O programa foi cuidadosamente elaborado para oferecer suporte e ferramentas para que elas desenvolvam ainda mais os negócios de suas famílias, de forma cada mais sustentável e ampliando a qualidade e bem-estar que a JBS promove entre suas produtoras integradas”, explica.

Com videoaulas de 1h30 e encontros presenciais quinzenais, a primeira edição do programa teve duração de sete meses, com foco nos temas de autoconhecimento, sustentabilidade, capacitação técnica e empreendedorismo.

Sobre a JBS no RS

A JBS possui operação em 22 cidades do Rio Grande do Sul, entre fábricas, centros de distribuição e granjas das unidades de negócios Seara, Excelsior e JBS Couros. Conta com mais de 17 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Rio Grande do Sul movimentaram, em 2020, o equivalente a 1,6% do PIB gaúcho e a Companhia contribuiu para a geração de 2,7% dos empregos do Estado.

print