Nos dias 25 e 26 de julho, a Coopertradição reuniu sua equipe técnica em mais uma edição da Convenção Comercial. Aproveitando o momento, os organizadores trouxeram a temática das olimpíadas, com o codinome Agrolimpíadas.
Entre diretores, gerentes, coordenadores, consultores técnicos e parceiros, o evento reuniu cerca de 100 participantes. O local escolhido, para receber a todos, foi o Águas do Verê Termas.
De acordo com o diretor executivo da Coopertradição, Fernando Alan Tonus, a Convenção Comercial é um momento importante para a Cooperativa, pois é quando toda a equipe técnica e comercial se reúne para alinhar o andamento dos trabalhos para o restante do ano e começa a se planejar para 2025.
“Desde 2016, nós temos essa programação e reunimos a equipe por dois dias. Retiramos eles do campo, num momento mais tranquilo, já que agora o trigo está plantado e ainda não está no momento do plantio da safra de verão, para fazer esse alinhamento, tanto da questão técnica, quanto da questão comercial. Também, em relação a novos projetos, desafios… Então, é um aumento muito importante para a área técnica da Cooperativa”, relatou.
Além de reunir as equipes, para tratar das demandas técnicas e planejamentos, a Convenção Comercial é uma oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos. Nesta edição, por exemplo, três palestras, com temáticas diferentes, integraram o evento.
A primeira palestra: “Atitude, disciplina e determinação” foi ministrada pelo palestrante Claudio Vicente. Ele trouxe diversos exemplos de superação, que aconteceram em diferentes modalidades esportivas, ao longo das edições das olimpíadas. O objetivo foi instigar os participantes a refletir sobre a importância das mudanças, dos desafios, das dificuldades enquanto pilares para persistência, resiliência, conquistas e sucesso.
A palestra: “Transformações no agronegócio versus competitividade do consultor técnico” foi conduzida pelo especialista em Estrutura de Mercado, Planejamento Estratégico de Negócios e Modelos de Acesso ao Mercado, José Carlos de Lima Júnior. Em sua abordagem, ele falou sobre o cenário atual do agronegócio e chamou a atenção para as mudanças que vêm acontecendo. Entre elas, a chegada de produtores mais jovens no comando das propriedades, que buscam, cada vez mais, pelo o que há de mais inovador para as suas lavouras.
“Há mudanças no papel do consultor técnico. O que o produtor buscava e precisava, já não é mais a mesma necessidade dos dias atuais. Este cenário está em constante mudança”, destacou.
A palestra “Transformações no agronegócio versus competitividade do consultor técnico” foi conduzida pelo
palestrante José Carlos de Lima Júnior.
Concluindo a programação e linkando com a temática da Convenção, a Coopertradição trouxe a palestra:”10 atitudes do esporte para vencer”, com o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, Giovane Gávio. Ele, que foi bicampeão olímpico, eleito o melhor jogador de voleibol do mundo e campeão mundial, entre muitas outras conquistas, contou como foi a sua trajetória no esporte.
Entre altos e baixos, momentos de conquistas e de superação, Giovane trouxe um momento de inspiração para os participantes, contando, como ao longo da sua carreira, enfrentou muitas barreiras e as utilizou como um motivo a mais para não desistir.
Cerca 100 pessoas, entre diretores, gerentes, coordenadores, consultores técnicos e parceiros, participaram da Convenção Comercial 2024
“Eu gosto de dizer o seguinte: para a gente fazer o que a gente faz, a gente abre mão de algumas coisas importantes na nossa vida, como conviver com as pessoas que a gente ama, gastar o nosso corpo, gastar o nosso tempo e tudo isso só vai fazer sentido se a gente fizer o nosso melhor, se a gente fizer o nosso máximo. Aí sim, vai valer a pena”, destacou.
A Convenção Comercial é um momento também de integração e por ter como tema as olimpíadas, não poderiam faltar as competições. Divididos em oito delegações, na tarde de sexta-feira, 26, aconteceram as provas da Agrolimpíadas.
A noite, além do jantar de confraternização, foram homenageados três, dos colaboradores mais antigos de casa, João Luiz Giertyas, Antônio Strapasson e Enio Tonus. Além disso, foram premiados os consultores técnicos que conquistaram a melhor performance, na última safra, e os que obtiveram o maior índice de comercialização dos produtos parceiros. Também houve a divulgação do ranking das delegações, ficando a Austrália como primeira colocada, seguida da Suécia e em terceiro lugar, a Colômbia.
Para o diretor comercial, Gelson Corrêa, a convenção comercial é o momento para a equipe se integrar, se relacionar com os parceiros e se preparar para atender cada vez melhor os cooperados.
“O foco principal da Coopertradição é sempre o nosso cooperado. É levar para ele cada vez mais informações técnicas e relevantes que o ajudem a crescer na propriedade e a prosperar cada vez mais”, enfatizou.
O gerente da unidade de Coronel Vivida, Genezio Boldori, observou que pela proporção que a Coopertradição vem ganhando, as realizações de eventos, no porte da convenção comercial, são fundamentais para que todos estejam integrados com os objetivos e caminhos pelos quais a Cooperativa deseja seguir.
“Ela é muito importante pra gente saber onde estamos e onde a gente quer chegar. É o futuro, o nosso planejamento estratégico e, principalmente, a interação, integração, motivação e superação”, comentou.
A Convenção Comercial da Coopertradição se encerrou com um sentimento de união e entusiasmo. As palestras inspiradoras, as atividades dinâmicas e o reconhecimento aos colaboradores demonstraram o compromisso da Cooperativa com o crescimento e o desenvolvimento. Com as ideias e estratégias alinhadas, a equipe está preparada para enfrentar os próximos desafios e continuar a oferecer soluções inovadoras aos cooperados, consolidando ainda mais a posição da Coopertradição no mercado.