Associados de Guatambu se reúnem em evento técnico

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Na quinta-feira (8), a Cooperalfa realizou no CTG Potro Sem Dono, em Guatambu – SC, um evento técnico para associados e profissionais. A programação, que contaria com atividades teóricas e à campo, precisou ser adaptada em razão do clima. As palestras tiveram a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo da Cidasc, Diogo Antonio Deoti, palestrou sobre “Fiscalização do uso de agrotóxicos em propriedade rural e defesa sanitária vegetal”, onde abordou sobre legislação estadual, uso correto de agrotóxicos, armazenamento e devolução de embalagens vazias. O agrônomo enfatizou a importância de fazer a aquisição dos produtos em fornecedores registrados. “A Cooperalfa é uma das empresas que faz todo o processo, incluindo a comercialização, assistência técnica e tem o compromisso da recolha das embalagens vazias”. Ele também chamou a atenção para as obrigações referentes ao vazio sanitário da soja, calendário de plantio e cadastro das lavouras, além da importância técnica de se evitar a proliferação de plantas voluntárias de milho e soja, durante a entressafra e em áreas sem manejo.

O engenheiro agrônomo, Leandro do Prado Wildner, pesquisador da Epagri/Cepaf – Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar em Chapecó, ministrou a palestra sobre “Adubação verde como estratégia para viabilizar a agricultura conservacionista”. Na fala do pesquisador foi destacada a importância da cobertura vegetal do solo durante todo o ano, com as culturas comerciais e, principalmente, com as plantas de cobertura ou plantas de serviço, como se tem chamado, corroborando com o manejo de eliminação e controle das plantas voluntárias de milho e soja, além da proteção do solo contra os eventos climáticos.

O gerente da filial de Guatambu, Valdemiro Malagutti, declarou que a Cooperalfa está sempre preocupada em auxiliar os produtores e um exemplo são as palestras. “Precisamos cada vez mais passar informações corretas e úteis, pensando sempre em produzir mais e com qualidade”.

Para Ivan Zeni, associado da filial de Guatambu, “as palestras sempre agregam em nosso dia a dia, pois são assuntos relevantes a serem aplicados na propriedade, visando a redução de custos e o aumento da produção”.

print