Coopertradição apoia a realização do Terceiro Encontro de Manejo e Conservação do Solo e da Água

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco – AEAPB promoveu, nos dias 6 e 7 de agosto, na Sociedade Rural de Pato Branco, o Terceiro Encontro de Manejo e Conservação do Solo e da Água. A Coopertradição foi a principal patrocinadora do evento, que teve como público engenheiros agrônomos, produtores rurais e acadêmicos dos cursos de agronomia.

O presidente da AEAPB, Edson Roberto Silveira, destacou que o objetivo desta edição foi fortalecer as práticas agrícolas, relativas à conservação do solo e da água. Para isso, foram convidados pesquisadores e professores de instituições como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR; A Universidade Federal do Paraná – UFPR e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-PR.

“O que nós queremos com este evento é que o produtor continue produzindo com conhecimento, com segurança e que ele veja as partes: ambiental, social e econômica no mesmo pacote, para que possa alcançar maior produtividade”, destacou Silveira.

Entre os palestrantes do evento, esteve a engenheira agrônoma e professora da UTFPR, campus Pato Branco, na área de conservação e manejo do solo e da água, a doutora Nilvania Aparecida de Mello. Ela falou sobre as relações técnicas, ambientais e sociais do manejo e conservação do solo e da água.

“A preocupação com o manejo e conservação do solo não é restrita só ao pessoal que trabalha com agricultura ou agronomia. Na verdade, essa é uma preocupação que a sociedade inteira deve ter, porque quando a gente tem problemas de manejo de conservação do solo, a natureza nos responde com tragédias ambientais, tragédias climáticas, como a que aconteceu no Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Outro assunto que chamou a atenção foi a palestra ministrada pelo professor Adão Robson Elias, também da UTFPR campus Pato Branco. Ele falou sobre o uso de drones e a agricultura conservacionista e apresentou as novas tecnologias que o mercado de drones oferece ao campo, visando facilitar situações como a identificação de pragas, de doenças, estresse da planta, entre outras…

A programação do evento ainda contou com palestras sobre plantas de cobertura; adoção de boas práticas para o manejo e conservação do solo e da água; novos e velhos problemas do manejo e da conservação do solo e da água; fertilidade do solo; mercado de carbono e manejos do solo em sistemas integrados de produção.

O presidente da AEAPB destacou a importância da parceria com a Coopertradição, para a realização do evento.

print