Início das obras da nova Cadeia Pública de Passo Fundo está previsto para janeiro

Na tarde desta segunda-feira (02) uma reunião tratou sobre a construção da nova Cadeia Pública de Passo Fundo e a reforma do Presídio Regional. Participaram do encontro representantes da secretaria de segurança da cidade, o  Secretario de Sistemas Penal, Luiz Henrique Viana, o presidente da Câmara, Saul Spinelli, o secretário especial de governo, Mateus Wesp e demais autoridades ligadas a Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério Público.

Conforme o secretário Mateus Wesp, a reunião alinhou pontos importantes em relação as duas obras. Ele explica que um grupo de trabalho foi criado em Passo Fundo para acompanhar o andamento e cobrar que os projetos saiam do papel de fato. Serão R$ 11 milhões destinados para a reforma do presídio regional e R$ 120 milhões para a construção da nova cadeia.

Nesta segunda-feira ficou definido que no dia 14 de outubro serão abertos os envelopes das empresas interessadas em realizar a reforma do presídio. Além disso, a construção da nova cadeia pública deverá iniciar no final de janeiro de 2025. Mateus Wesp destaca que as verbas já estão garantidas desde 2021, por isso, o andamento das obras deve se dar de uma forma tranquila.

A construção da cadeia pública será em um formato inovador. O método constitui-se de blocos prontos e, desse modo, a obra é bem acelerada. Conforme o secretário, apenas uma empresa possui a patente para esse tipo de obra, retirando a necessidade de licitação. A previsão para conclusão da nova cadeia é um ano e deve ser entregue no final de 2025.

print