Nos dias 27 e 28 de agosto, a Coopertradição promoveu um treinamento para dar início à implantação da metodologia 5S, um sistema de gestão de qualidade originado no Japão que aprimora a organização e a eficiência no ambiente de trabalho. A capacitação envolveu colaboradores, tanto dos setores administrativos como operacionais, com o objetivo de formar multiplicadores que farão a disseminação da prática para toda a Cooperativa.
Ana Luiza Perone, analista de gente e gestão, do setor de Desenvolvimento Humano da Coopertradição, explicou que trazer o 5S, para a Coopertradição, partiu dos setores de Desenvolvimento Humano e Qualidade. Ela informou que a metodologia já é usada na indústria de soja, em Clevelândia, e o objetivo agora é expandir para todas as demais unidades e para a matriz.
“O principal objetivo é a padronização dos processos e a melhoria contínua do ambiente de trabalho. Queremos que nossos colaboradores, não apenas implementem o 5S no trabalho, mas levem esses conceitos para suas casas”, afirmou Ana Luiza.
Gabriel Augusto Trindade, engenheiro de produção e sócio-consultor da empresa Gestão Inteligente de Curitiba, foi o responsável pelo treinamento. Gabriel explicou que o 5S é uma metodologia que promove a disciplina e a organização por meio da definição clara de padrões e procedimentos.
“O 5S ajuda a desenvolver a disciplina nas pessoas, o que é fundamental para garantir a qualidade e a produtividade. A metodologia, não só melhora o ambiente de trabalho, mas também pode ser aplicada em diversos aspectos da vida pessoal”, afirmou Gabriel.
Durante o treinamento, Gabriel adotou uma abordagem descontraída e lúdica, utilizando exemplos visuais e casos de sucesso de outras empresas. “Queríamos que o treinamento fosse envolvente e que os participantes pudessem refletir sobre como aplicar o 5S em seus respectivos setores e no dia a dia”, acrescentou.
O coordenador de expedição, na Unidade de Renascença, Dalvan Gepfrie, participou do treinamento e compartilhou que esta iniciativa da Coopertradição valoriza os colaboradores e promove um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente. “O treinamento trouxe pontos importantes sobre organização, ergonomia e motivação. Isso demonstra que a empresa valoriza seus funcionários e busca continuamente melhorar a qualidade de trabalho”, disse Dalvan.
Ele também elogiou a metodologia utilizada, que facilitou a compreensão dos conceitos do 5S. “A abordagem foi realista e trouxe à tona questões do dia a dia que muitas vezes são negligenciadas. Isso ajudará a melhorar a motivação e o desempenho dos colaboradores”, concluiu.
A metodologia do 5S é composta por cinco sensos: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina).
A implantação do 5S, na Coopertradição, seguirá um cronograma previamente definido. Finalizada a etapa do treinamento, iniciarão as atividades práticas, previstas para novembro e dezembro.
Promover um ambiente de trabalho organizado e produtivo está entre os objetivos da Coopertradição, que demonstra mais uma vez seu comprometimento com a melhoria contínua e a valorização de seus colaboradores, por meio da aplicação do 5S, que certamente trará benefícios significativos para todos.