Dias 10 e 11 de setembro, acontece em Florianópolis-SC o 19º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC).
A programação inclui palestras, apresentações artísticas e culturais, momentos de convivência e trocas de experiência. Entre as atrações, a palestra ‘A arte de ser leve’ com Leila Ferreira; apresentação do Espaço Sou Arte e palestra com o tema ‘O poder dos ciclos femininos’, de Kareemi.
Com o tema “Mulher, na ciranda da vida”, o evento busca destacar o papel fundamental das mulheres no cooperativismo. A presença feminina no sistema catarinense vem se fortalecendo ano após ano. De acordo com os dados da OCESC, as mulheres já representaram 48% do número total de empregados do setor cooperativista e 43% do total de cooperados. Na Cooperalfa a formação de mulheres está completando 10 anos e, desde o início, a representatividade feminina no quadro social da cooperativa evoluiu de 2% para cerca de 9%.
O Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas 2024 reunirá 48 cooperativas e mais de 1200 mulheres. A Cooperalfa participa do evento, com uma delegação de 90 mulheres, formandas do Alfa Mulher em 2023. Para o assessor de desenvolvimento cooperativista, Genuir Parizotto, o Encontro é importante para inserir ainda mais as mulheres no dia a dia do cooperativismo. Segundo ele, esse evento visa a integração e a reflexão de temas relevantes para o bem-estar e o desenvolvimento feminino. “Além disso, com mais conhecimento sobre o cooperativismo e seus benefícios às famílias associadas, a tendência é que elas participem cada vez mais da cooperativa”.