COOPERALFA: Encontro das Mulheres do Agro reúne mais de 100 participantes

Um sábado voltado a elas, as mulheres do agro. Uma oportunidade de encontro, troca de ideias, aprendizado e estímulo à sucessão familiar e à representação da figura feminina na agricultura. Assim foi o 2º Encontro das Mulheres do Agro realizado no dia 19, no espaço Ser Aurora Xaxim, com apoio da Cooperalfa e de outras instituições, como a Epagri.

As atividades iniciaram com uma palestra sobre Inteligência Emocional, com a coach e especialista em Cooperativismo, Carolini Berlanda. Entre os aspectos de destaque, reflexões sobre como fazer a gestão do dia a dia, aprender a dizer não e tornar a rotina mais leve e tranquila, a multiplicidade de “papéis”: mãe, esposa, filha, nora, sogra, avó, dona de casa, produtora rural, entre outros tantos.

A palestrante salientou a importância de todas as mulheres tirarem um tempo para o cuidado de si, buscar o equilíbrio, evitar a sobrecarga e a importância de viver o presente e ter inteligência emocional para encontrar nos desafios, as partes boas e passar por tudo com amor, coragem, resiliência e alegria. “Se suas raízes estão bem, todo o resto estará bem”.

Na sequência, a coordenadora do Alfa Mulher e analista de desenvolvimento Cooperativista da Cooperalfa, Emili Zanetti, compartilhou informações sobre suas vivências, o período de estudos em um colégio agrícola, a faculdade e agora o fato de estar mais próxima das produtoras em projetos realizados pela cooperativa. “Foi muito emocionante e é de momentos como esse que nossa jornada se fortalece. Tivemos muita troca de experiências, as quais são importantes, pois assim, elas podem perceber que as colegas tem desafios semelhantes e muitas vezes não tiram o tempo para conversar sobre isso”, relata. 

Entre suas mensagens, Emili enalteceu: “Tudo que fizer, faça com amor. A profissão de vocês é muito grandiosa e valorosa. Vocês são empresárias rurais que atuam na produção de alimentos para o mundo inteiro”.

A programação seguiu com almoço, sorteio de brindes, rodas de conversa e orientações sobre autoestima, planejamento financeiro e outros aspectos relacionados ao desenvolvimento e qualidade de vida da mulher.

print