O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul aceitou a denúncia contra um homem de 78 anos, acusado de tentativa de feminicídio contra sua ex-namorada, de 64 anos. O crime teria ocorrido em 27 de setembro na cidade de Sapiranga, no Vale do Sinos, quando ele teria invadido a casa da vítima e disparado pelas costas dela, além de agredi-la com uma coronhada. A denúncia foi formalizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e aceita pelo juiz Leonardo Bofill Vanoni, da Vara Criminal de Sapiranga.
De acordo com a denúncia, o homem cometeu o crime motivado pela recusa em aceitar o término do relacionamento de três meses. O promotor de Justiça Laerte Kramer Pacheco apontou que o ato foi realizado por motivo torpe, em uma emboscada que configurou violência doméstica e discriminação pelo fato de a vítima ser mulher. O agressor teria se escondido atrás da porta da residência dela, aguardando sua chegada para atacá-la de surpresa.
A acusação destaca ainda que o crime foi praticado em descumprimento de uma medida protetiva de urgência emitida em favor da vítima no dia 18 de setembro, quando a idosa já havia relatado comportamento agressivo e ameaças por parte do ex-companheiro. O promotor solicitou a reparação mínima dos danos no valor de R$ 100 mil.
Além disso, o crime foi qualificado pela emboscada e pela condição de gênero, e majorado por ter sido praticado contra uma pessoa maior de 60 anos e em violação de ordem judicial. O agressor foi preso em flagrante logo após os ataques e permanece detido. O processo seguirá tramitando em segredo de Justiça.