Tradição: Colaboradores participam de imersão de multiplicadores

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, colaboradores da Cooperativa Tradição participaram de uma imersão, reunindo os agentes multiplicadores de cada unidade, responsáveis por disseminar conhecimento e boas práticas entre os demais colaboradores.

No primeiro dia, os participantes viajaram até Carambeí-PR, onde visitaram o Museu Parque Histórico de Carambeí, que conta a história da chegada dos holandeses ao Brasil e sua instalação no município. “Foi uma viagem sensorial ao passado, permitindo-nos compreender como se deu a chegada dos holandeses ao nosso estado. Foram momentos de muito aprendizado e conhecimento”, destaca a analista gente e gestão, Ana Luiza de Matos Perone, responsável pela viagem de imersão.

A programação seguiu com uma visita ao Lavandário Het Dorp, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer um case de sucesso sobre agricultura familiar, bem como a importância do processo de sucessão nas propriedades rurais. Na sequência, os participantes viajaram até Prudentópolis, onde, no dia 28, participaram do Intercoop – Jogos do Cooperativismo, promovido pela Cooptur – Cooperativa Paranaense do Turismo, com o apoio do Sescoop-PR e Ocepar. O evento foi realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ninho do Corvo.

Ana Luiza enfatiza que o Intercoop tem como objetivo apresentar, de forma lúdica e interativa, os princípios e valores do cooperativismo, proporcionando um ambiente de aprendizado que estimula o espírito de equipe, o trabalho conjunto e a cooperação entre os participantes. “Por meio de palestras e atividades práticas em meio à natureza, buscamos fortalecer as relações interpessoais e aprofundar a compreensão dos conceitos cooperativistas”, ressalta.

Aprendizado e desenvolvimento

Para a colaboradora Edinéia Perini, de Palma Sola, participar dessas imersões representa uma grande oportunidade de aprendizado, com reflexos positivos no dia a dia da cooperativa. “Nesses quase três anos na Tradição, enfrentei muitos desafios, mas também vivi inúmeras oportunidades de aprendizado. Todos os dias, temos a chance de adquirir novos conhecimentos, seja nos diversos treinamentos oferecidos pela cooperativa, seja no contato direto com os cooperados”, afirma.

Já a colaboradora Raquel Serafini de Lima destacou o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento de seus profissionais. “Este ano completo 10 anos na Tradição e posso afirmar que a cooperativa sempre investiu em nosso crescimento. Durante esse período, tive a oportunidade de fazer uma pós-graduação e participar de diversas viagens imersivas, tudo com o apoio da Tradição”, relata.

A qualificação profissional e o desenvolvimento dos colaboradores estão entre as principais metas de gestão da Cooperativa Tradição. Investir no preparo da equipe não apenas fortalece o conhecimento técnico e interpessoal, mas também reflete diretamente na qualidade do atendimento aos cooperados. Afinal, um colaborador capacitado está mais preparado para entender as necessidades dos cooperados, oferecer soluções eficazes e contribuir para o crescimento sustentável da cooperativa.

print