Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada oficialmente pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, em comunicado transmitido pela Vatican Media.

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Eleito em 13 de março de 2013, sucedeu Bento XVI e ficou conhecido por seu compromisso com os pobres, o diálogo inter-religioso e a defesa dos direitos humanos.

O pontífice enfrentava problemas respiratórios desde a juventude, tendo parte de um pulmão removido. Recentemente, esteve internado por 28 dias devido a uma pneumonia bilateral, recebendo alta no final de março. No domingo de Páscoa, 20 de abril, fez sua última aparição pública na Praça de São Pedro, onde abençoou os fiéis e pediu solidariedade aos mais necessitados.

Com a morte do Papa Francisco, inicia-se o período conhecido como “sede vacante”, durante o qual a administração da Igreja é conduzida pelo camerlengo até a eleição de um novo pontífice. O conclave para escolha do sucessor deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o falecimento.

O legado de Francisco será lembrado por sua humildade, proximidade com os fiéis e esforços em modernizar a Igreja, promovendo inclusão e justiça social.

print