Ex-presidente Fernando Collor é preso em Alagoas

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso nesta sexta-feira (25) em Alagoas. A medida atende determinação do ministro do Supremo Tribunal Alexandre de Moraes (STF) para cumprimento da pena de oito anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo informações de O Globo, os advogados de Collor confirmaram a prisão e disseram que ele foi detido às 4h desta sexta-feira. O ex-presidente estava em Maceió, em Alagoas, e se preparava para viajar para Brasília, onde iria se entregar à Polícia Federal.

Na noite de quinta-feira (24), Moraes rejeitou o segundo recurso da defesa de Collor. Ele foi condenado em 2023 em um dos processos da operação Lava-Jato. Com o trânsito em julgado, a pena passa a ser cumprida de forma imediata em regime fechado. O ex-presidente terá de pagar 90 dias-multa.

Após a determinação de Moraes, a defesa afirmou que recebeu a ordem de prisão com “surpresa e preocupação”(leia na íntegra abaixo).

“Ressalta a defesa que não houve qualquer decisão sobre a demonstrada prescrição ocorrida após trânsito em julgado para a Procuradoria-Geral da República. Quanto ao caráter protelatório do recurso, a defesa demonstrou que a maioria dos membros da Corte reconhece seu manifesto cabimento. Tais assuntos caberiam ao plenário decidir, ao menos na sessão plenária extraordinária já designada para a data de amanhã”, disse a defesa.

Após a decisão de Moraes, o plenário do STF deverá julgar se mantém a prisão de Collor nesta sexta-feira. O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou a inclusão do processo em sessão virtual do plenário desta sexta-feira, marcada para esta sexta-feira (25), das 11h às 23h59min.

print