Nonoai: Índígenas são baleados em conflito dentro de reserva

Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 7h, a Brigada Militar de Nonoai atendeu a diversas ligações que relatavam disparos de arma de fogo no interior da aldeia indígena localizada no município. O caso está relacionado a um conflito que já se estende há alguns meses, motivado por uma disputa pelo cargo de cacique entre dois grupos indígenas da região.

Inicialmente, não havia confirmação de feridos. No entanto, por volta das 8h15, a Brigada foi informada de que dois indígenas haviam dado entrada no Hospital de Nonoai com ferimentos provocados por arma de fogo. Um deles foi baleado na cabeça e, devido à gravidade do ferimento, foi transferido para o Hospital de Erechim. A outra vítima foi atingida no braço. Novos feridos podem ser identificados.

Diante da situação, a Força Nacional de Segurança, que está alojada em Nonoai, foi acionada e se deslocou até a aldeia para averiguações. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) já foi comunicada,  assim como a Polícia Federal. O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Norte e o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) também acompanham o caso e permanecem em prontidão para novos desdobramentos. O BPChoque de Passo Fundo também foi deslocado para atender a situação. Ocorrência em andamento.

Por: Uirapuru
print