Brigada Militar flagra mais de 95 mil metros quadrados de destruição de vegetação em Faxinalzinho

A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), constatou, nesta quarta-feira (12/11), uma grande área de supressão de vegetação nativa, no município de Faxinalzinho.

Após receber o alerta da plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM realizou a vistoria em uma propriedade, no interior do município, e flagrou três áreas abertas dentro de uma área florestal, totalizando 95.300 m² (9,53 hectares), de destruição de de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica.

Dentre as espécies identificadas nas áreas suprimidas, destacam-se Cambará, Açoita-cavalo, Timbó, Canela, dentre outras.
As áreas encontravam-se sem cobertura de vegetação rasteira, apresentando cultivo recente de braquiária – vegetação utilizada para a pastagem. Ainda, no local estavam cinco bovinos e um equino, em livre circulação da área florestal.

Verificou-se, também, que a área apresentava reduzida cobertura de vegetação nativa rasteira, formação de trilhas, compactação do solo e áreas de solo exposto, resultantes da presença contínua de gado. Tais condições indicam pisoteio intenso, consumo da vegetação regenerante e, consequente, o comprometimento do processo natural de regeneração, podendo levar à degradação ambiental da área.

Diante do crime ambiental, tipificado no artigo 38-A, da Lei Federal 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais, o proprietário da área foi autuado e confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial.

print