Temporal com granizo fere 76 pessoas, afeta 17 mil moradores e suspende aulas em Erechim, RS

O temporal com granizo que atingiu Erechim, na Região Norte do RS, no domingo (23), causou uma série de transtornos no município. De acordo com a prefeitura, 76 pessoas ficaram feridas (uma com gravidade) e receberam atendimento médico. Outras 28 estão fora de casa (11 desalojados e 17 desabrigados). A prefeitura decretou situação de emergência.

São mais de 17 mil pessoas afetadas (cerca de 4,7 mil famílias), segundo levantamento do Executivo municipal. As aulas estão suspensas nesta segunda-feira (24).

Segundo as autoridades, os feridos foram atingidos por estilhaços telhas. Uma pessoa está internada na UTI, em estado estável, conforme o prefeito Paulo Polis.

O hospital da cidade está lotado, por isso foi necessária a abertura da unidade de pronto atendimento. Algumas regiões estão sem energia elétrica e com instabilidade na conexão de internet e telefonia.

A orientação da prefeitura é que a população atingida procure a sede do Grupo de Resposta a Urgências e Emergência (Grau). No local, estão sendo distribuídas lonas.

O governador Eduardo Leite informou que equipes da Defesa Civil Estadual estão se deslocando ao município com suporte de materiais e mantimentos “para dar toda a assistência necessária em função da chuva de granizo”.

Além disso, segundo Leite, o Chefe da Casa Militar, coronel Boeira, responsável pela Defesa Civil, também deve ir à cidade e auxiliar no gerenciamento da crise.

O estrago em números

  • 76 feridos (uma com gravidade)
  • 11 desalojados
  • 17 desabrigados
  • 17 mil pessoas afetadas (4,7 mil famílias afetadas)
  • 35 escolas afetadas (15 municipais e 20 estaduais)
print