Em Três de Maio, Famurs mobiliza prefeitos para debater demandas estratégicas da região

O segundo encontro do Famurs em Movimento, realizado nesta quinta-feira (27) em Três de Maio, reuniu lideranças da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), que juntas representam 41 cidades. Além da apresentação das demandas regionais, a agenda reforçou pautas que exigem mobilização imediata dos gestores, como os impactos da Reforma Tributária, a necessidade de atualização dos regimes próprios de previdência e o avanço da inteligência artificial no serviço público.

Liderado pela presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, o encontro teve a presença do prefeito de Três de Maio, Marcos Corso, do vice-prefeito Josias Corrêa, do presidente da Amufron e prefeito de Boa Vista do Buricá, João Sehnen, do prefeito de Crissiumal, Marco Aurélio Nedel, representante da Amuceleiro, além do presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Delmar Mebius, e do secretário de Articulação dos Municípios do Governo do Estado, Salmo Dias de Oliveira.

Para Adriane, o movimento consolida o espírito municipalista que norteia a federação. “Momentos como esse são essenciais para fortalecer o municipalismo, alinhar prioridades e unificar esforços. Nosso compromisso é acolher e encaminhar as demandas dos municípios. A Famurs não resolve sozinha, mas carrega a força do movimento municipalista para garantir que essas pautas avancem onde precisam avançar”, destacou.

A programação também contou com um painel técnico conduzido pelo consultor Luiz Fernando Rodriguez Júnior, que detalhou as mudanças previstas na Reforma Tributária e reforçou a urgência dos ajustes previdenciários que devem ser implementados pelos municípios.

“Como federação, estamos aqui para encorajar os nossos prefeitos a encarar esses dois processos com a convicção de que são caminhos para garantir o equilíbrio das contas públicas e os investimentos em áreas essenciais”, alertou Adriane.

Ainda durante o evento, a Famurs apresentou atualizações na área de desenvolvimento econômico, incluindo parcerias com a Invest RS para estruturar estratégias de atração de investimentos regionais. Também foi debatida a situação do endividamento dos produtores rurais no Estado, tema conduzido pelo secretário de Articulação dos Municípios, Salmo Dias de Oliveira.

Demandas regionais apresentadas

As associações apresentaram um conjunto de reivindicações estratégicas para fortalecer a competitividade, ampliar a infraestrutura e garantir o desenvolvimento regional. Entre as prioridades estão articulação política, apoio institucional e a aceleração de obras estruturantes, como:

● Contratação emergencial de médico legista para o posto médico legal de Três Passos/RS;
● Execução e conclusão das obras de acesso asfáltico em São Valério do Sul e Sede Nova;
● Destinação de emendas da Bancada Gaúcha para a construção da ponte interestadual sobre o Rio Uruguai (BR-163, Barra do Guarita/RS – Itapiranga/SC);
● Implementação do projeto e execução da Ponte Binacional Tiradentes do Sul / El Soberbio;
● Adequações no trevo de acesso ao CITEGEM, na BR-468;
● Conclusão da pavimentação da ERS-305 (Três Passos – Crissiumal – Horizontina);
● Reparos e melhorias na ERS-207 (Crissiumal – Humaitá) e na ligação asfáltica Crissiumal – Tiradentes do Sul;
● Manutenção e recuperação da BR-468, entre Palmeira das Missões e Tiradentes do Sul — rota estratégica para a Região Celeiro, a Fronteira Noroeste e o Oeste Catarinense.
● Apoio institucional para reduzir impactos causados no setor turístico dos municípios da costa do Rio Uruguai.

print