Cooperativas lançam Programa de Educação Política em Chapecó

Na manhã de 1º de dezembro, a sede da Cooperalfa, em Chapecó (SC), recebeu cerca de 70 lideranças cooperativistas de todo o Estado para o lançamento do Programa de Educação Política do Sistema OCESC. A iniciativa, que será perene e não restrita ao ano eleitoral, tem como objetivo qualificar o diálogo com a sociedade e fortalecer a representação política do cooperativismo catarinense.
Lideranças destacam união e consciência política
Na abertura do evento, o presidente da OCESC, Vanir Zanatta, ressaltou que o sucesso do programa depende diretamente do engajamento das altas lideranças das cooperativas. Ele enfatizou que a educação política é um caminho para ampliar os canais de comunicação e promover maior consciência entre os cooperados. Segundo Zanatta, o programa buscará apoiar o cooperado para que possa “analisar, refletir e votar de forma consciente em representantes dos interesses do cooperativismo, independentemente de sigla partidária”.
Anfitrião do encontro, o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet — que também é secretário do Conselho de Administração da Aurora Coop e vice-presidente do ramo agro na OCESC — celebrou a iniciativa e reforçou sua relevância estratégica. “Este momento representa uma semente lançada. Vamos juntos fortalecer a representação política do cooperativismo catarinense”, afirmou.
Educação política como fator de competitividade
A palestra de sensibilização foi conduzida pelo coordenador de Relações Governamentais da OCB, Eduardo Lima Queiroz, que defendeu a educação política como um componente de competitividade para o setor.
Ele destacou que o cooperativismo brasileiro alcançou em 2024 um faturamento de R$ 757 bilhões, com a meta de chegar a R$ 1 trilhão até 2027.
“Nos municípios onde tem cooperativas, há desenvolvimento econômico e maior renda per capita por habitante. O sistema merece e precisa de maior representatividade, porque faz toda a diferença onde está”, defendeu.
Formação de multiplicadores começa em 2026
O superintendente do Sistema OCESC, Ricardo Miotto, apresentou a dinâmica de formação dos multiplicadores do Programa de Educação Política, prevista para março de 2026. Segundo ele, o apoio das lideranças será decisivo para o avanço da iniciativa. “É essencial indicar pessoas que efetivamente façam a diferença, com articulação assertiva e capacidade de conectar representantes públicos e cooperados”, ressaltou. Miotto reforçou o convite aos dirigentes para encaminhar nomes que participarão do processo de capacitação.
Agenda Institucional reforça prioridades para 2026
O coordenador jurídico da OCESC, Gilson Flores, agradeceu a colaboração das cooperativas na construção da Agenda Institucional do Cooperativismo para 2026, documento que orientará a atuação estratégica do setor no próximo ano.A Agenda reúne pautas prioritárias junto aos Três Poderes, com destaques para Reforma Tributária, acesso ao crédito, sustentabilidade e segurança jurídica. “Em um ano marcado pelo Ano Internacional das Cooperativas e pela COP30, o documento reforça o papel do cooperativismo como motor de desenvolvimento econômico e social”, afirmou Flores.
Com o lançamento do Programa de Educação Política, o Sistema OCESC dá mais um passo para fortalecer a voz e a representatividade das cooperativas catarinenses, reforçando seu compromisso com a democracia, o desenvolvimento regional e a participação ativa dos cooperados.
print