A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb BM), realizou, nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, a Operação Força Verde, com o objetivo de fiscalizar e combater a pesca ilegal nos rios e barragens do interior do Rio Grande do Sul.
A bordo de embarcações e motos aquáticas, as equipes atuaram de forma qualificada no ambiente aquático, identificando pontos utilizados como “locais pesqueiros”, abordando barcos e veículos nas estradas de acesso a rios e barragens, e protegendo a fauna aquática com a retirada de petrechos inseridos ilegalmente nas águas.
No município de Iraí, os policiais militares, juntamente com os Bombeiros Militares, navegaram no Rio Uruguai e retiraram do ambiente aquático 120 metros de espinheis, 450 metros de redes de pesca, 50 anzóis de galhos e 80 “boias-loucas”.
Em Vicente Dutra, durante a abordagem a uma embarcação, a equipe do 3º BPAmb flagrou um Rifle, calibre .22, municiado e com silenciador. O homem que estava no barco não apresentou documentação referente à arma e recebeu voz de prisão. O sujeito foi conduzido à Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen. A arma foi apreendida e entregue na DP.
No município de Nonoai, os policiais militares retiraram do Rio Uruguai 130 metros de redes de pesca e 70 metros de espinheis, inseridos ilegalmente no leito do Rio.