Nonoai amplia ações de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti

A equipe de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai está intensificando a partir desta semana as ações de controle ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, do zika vírus e do chikungunya.

Conforme a bióloga, Maria Rosa dos Santos, responsável pela equipe de vigilância epidemiológica, no município de Nonoai foram identificados e tratados 589 focos positivos para o mosquito Aedes Aegypti. Para fazer o controle do mosquito, dois servidores municipais estarão, a partir desta semana, aplicando o veneno com pulverizadores em locais estratégicos e de difícil acesso.

Ainda segundo a Bióloga, a equipe da vigilância epidemiológica trabalha diariamente no controle de focos através de visitas e orientações domiciliares, e a cada 15 dias visita os 24 pontos estratégicos. São considerados pontos estratégicos na cidade os cemitérios, borracharias, postos de combustíveis, ferro velho, guincho, rodoviária, lojas de materiais de construção, floriculturas e revenda de veículos e de equipamentos agrícolas.

Durante todo o dia 17 equipes da Secretaria de Saúde, Obras e Assuntos Urbanos se uniram para desenvolverem uma campanha de coleta de materiais que poderiam servir de criadouro do mosquito.

Conforme dados da Prefeitura, mesmo com um grande número de focos do mosquito, nenhum caso foi registrado de paciente infectado. “No ano passado tratamos de dois pacientes com Dengue que vieram infectados de outros municípios”, relata Maria Rosa.

print