Rio dos Índios: Vereadores votam contra Pedido de Informação

A Bancada Progressista da Câmara Municipal de Vereadores de Rio dos Índios rejeitou o Pedido de Informação apresentado pelo Vereador Adílio Luiz Ferron – PDT durante a Sessão da Câmara de Vereadores realizada na última terça-feira, dia primeiro de março.
O vereador Adílio Luiz Ferron solicitava através do Pedido de Informação o fornecimento do relatório completo de gastos de todos os veículos e máquinas da Secretaria de Obras, exercício 2015 e dos meses de janeiro e fevereiro de 2016. E anexo a esse relatório cópia das notas fiscais de peças e mão de obra emitida durante esse mesmo período. Votaram contra o Pedido de Informação os vereadores Valmor Rossetto, Pedro Civa, Juliano Malacarne, Valter Mulineth e a Presidente Marilene Cadore.
O Vereador Adílio justificou o Pedido de Informação destacando que embora exista o Portal Transparência, o Pedido de Informação continua sendo uma ferramenta disponível aos legisladores para garantir o acesso e acompanhamento dos gastos e ações do executivo. Contudo, porém, o Pedido de Informação foi rejeitado pela maioria. “O site de consulta impõe dificuldades de acesso e limite de interpretação, pois só apresenta números. Além disso, esse Pedido de Informação é direito constitucional do Vereador que deve fiscalizar os atos do Poder Executivo sempre que julgar necessário”, destaca.
A Presidente da Câmara, Marilene Cadore – PP, disse que o Executivo disponibiliza as informações no Portal da Transparência e que toda a população tem acesso aos gastos e as informações municipais, dispensando a necessidade de disponibilizar um funcionário para fazer cópia de relatórios sendo que as informações estão disponíveis no site.
O vereador Adílio Ferron anunciou que irá se dirigir ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado para garantir o que entende de ser de direito do representante do povo.

AdilioFerron

print