Sexta-feira Santa é marcada por celebrações religiosas

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A Igreja Católica promoveu nesta semana uma programação especial. A Semana Santa é para os cristãos um período que se celebra de forma especial o Sofrimento, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A semana que iniciou no domingo, dia 20, relembrou a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e terminará neste domingo com a ressurreição de Jesus.
Na manhã desta sexta-feira, (25) a comunidade católica esteve reunida às 9 horas no Santuário para a celebração da via-sacra.
De acordo com o Padre Aldoir Pikua, hoje o dia é de reflexão. E destacou que precisamos entender que Jesus quer nos ensinar que devemos aceitar a morte e também celebrar a ressurreição.
A celebração da Santa Missa de Páscoa será realizada em Nonoai, Rio dos Índios e em Gramado dos Loureiros às 9 horas da manhã de Domingo.

jesuscoberto

É costume muito antigo na Igreja, a partir do quinto Domingo da Quaresma – também chamado de Primeiro Domingo da Paixão, cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta – Feira Santa, os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa.
O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens sacras, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo Nosso Senhor, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos do roxo, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando retiram-se as toalhas do altar. A cruz coberta lembra-nos a humilhação de N. Senhor Jesus Cristo, que teve de ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus.

print