Trindade do Sul: PIM realiza entrega de presentes

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Na última semana, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) realizou a entrega de presentes alusivos à Páscoa para as crianças que são atendidas pela equipe que é integrada à Secretaria da Saúde, Assistência Social e Educação. O Programa Primeira Infância Melhor, tem por objetivo orientar as famílias a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os 6 anos de idade.

As atividades variam conforme a faixa etária das crianças. No planejamento, o objetivo é desenvolver as quatro dimensões: comunicação e linguagem, motora, socioafetiva e cognitiva. Estas atividades são realizadas nas casas das famílias envolvidas.

O objetivo principal do PIM é promover o desenvolvimento saudável da criança, conforme explica a monitora Josiana Zanella. “O PIM busca estimular o desenvolvimento através do lúdico, por meio de brincadeiras, da construção de coisas que elas tenham em casa. Por exemplo, se trabalha as dimensões – pequeno, médio e grande- noções de ‘em cima, embaixo’, e se usa elementos que a família tem em casa, como por exemplo, caixinhas e panelas. A visitadora leva a atividade, demonstra para o responsável da criança, e ele desenvolve a atividade com ela”, afirma Josiana. Está comprovado que as crianças que foram atendidas pelo PIM têm um bom desempenho quando ingressam na escola.

As atividades realizadas pelas visitadoras buscam principalmente instigar a imaginação da criança. É dada uma ênfase especial aos brinquedos fabricados em casa, onde a criança cria aquilo com que deseja brincar. Considerando que hoje antes mesmo dos pequenos pensarem que precisam de um brinquedo, eles já veem pronto da loja, busca-se reverter essa situação com iniciativas como as do PIM, na tentativa de valorizar aquilo que as famílias possuem em casa e que ao invés de muitas vezes serem descartado pode ser usado para confeccionar diversos meios de lazer.

print