Creral e Prefeitura assinam convênio para desassoreamento do Rio Tigre

O projeto de Desassoreamento do Rio Tigre foi lançado nesta quinta-feira (28) em um evento realizado na Câmara de Vereadores de Nonoai. O projeto, parceria entre prefeitura de Nonoai e CRERAL – Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento – de Erechim, prevê inicialmente realizar o desassoreamento do Rio Tigre.
O desassoreamento é a etapa onde máquinas irão escavar o leito do rio, retirando sedimentos, alargando e aprofundando o rio. Em um segundo momento, o rio será revitalizado em diversos pontos com o plantio de árvores frutíferas em suas margens. As obras devem acontecer durante todo o mês de maio.
Para o coordenador do projeto, Claudir Diniz de Oliveira, é importante que a população se conscientize ambientalmente no sentido de não cuidar apenas do rio, mas em todos os momentos preservar o meio-ambiente.
O evento contou com a presença do presidente da CRERAL João Alderi do Prado e do Vice-Presidente da cooperativa, Umberto Toazza; autoridades municipais como o prefeito Edilson Pompeu da Silva e o presidente do Legislativo, Cloves José Montagna, dos secretários municipais e vereadores, além da grande presença da comunidade que lotou o plenário da Câmara de Vereadores.
Por fim, foi assinado o convênio entre prefeitura de Nonoai e CRERAL, bem como os termos de compromisso com os moradores ribeirinhos. O Prefeito Edilson Pompeu da Silva anunciou que as máquinas iniciam, ainda nesta sexta-feira, as intervenções no Rio Tigre.
O projeto é desenvolvido em parceria com a CRERAL, mas conta com o apoio de entidades como o Instituto Eco Sustentável, LEO Clube e Grupo de Escoteiros Atalaia. Também são parceiros do projeto as escolas municipais, estadual e da rede particular do município que realizaram apresentações culturais em relação ao rio durante o evento.

apresentacao

falacreral

print