O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados – acaba de apresentar, externamente, a sua nova marca, desenvolvida pela Interbrand. A estratégia principal foi reposicionar o Sicredi com foco na presença nacional, com atuação regional e, consequentemente, na categoria de instituições financeiras cooperativas no Brasil.
Para o público externo, a comunicação foi marcada pela inauguração de duas unidades de atendimento, que estão servindo de piloto para o projeto. Em São Paulo, o Sicredi inaugurou, no dia 9 de maio, na Avenida Paulista a primeira unidade de uma instituição cooperativa no centro financeiro do País. E no Rio Grande do Sul, foi inaugurada, no dia 5 de maio, a unidade de atendimento em Crissiumal. Os demais 1.400 pontos de atendimento deverão ser repaginados no período de dois anos.
O lançamento oficial da nova marca ocorrerá a partir de 2017, quando todos os pontos de contato com o associado estarão alinhados ao propósito da nova identidade visual, para promover a consistência entre a experiência e a comunicação. Para isso, ao longo de 2016, serão desenvolvidas importantes iniciativas, como identidade verbal, design ambiental, arquitetura da marca, jornada do associado, cidadania corporativa, proposta de valor por segmentos, governança da marca, definição de KPIs, bem como a campanha interna, os workshops de engajamento e a nova campanha de posicionamento externa. Até que o ciclo de gestão de mudança seja concluído, a marca atual e a nova irão conviver por um período.
Segundo Edson Nassar, CEO do Banco Cooperativo Sicredi, “A nova marca e todo o trabalho de comunicação ao longo dos próximos meses darão suporte ao crescimento do Sicredi, que em 2015 registrou resultado recorde de R$ 1,4 bilhão, pois vai potencializar a imagem da instituição, destacando os benefícios das cooperativas financeiras não só aos associados, mas também às comunidades nas quais cada Cooperativa está inserida. Nosso foco sempre será a presença nacional, com atuação regional”.
De acordo com Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand, o trabalho de marca se concentrou no reposicionamento do Sicredi a partir de um novo olhar para o cooperativismo no Brasil. “A construção está sendo feita de dentro para fora, com o engajamento de todos os colaboradores e Cooperativas. Em 2017, a marca Sicredi estará pronta para oferecer uma experiência totalmente nova para seus associados”, explica a executiva.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 pontos de atendimentos, em 11 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Ao todo são mais 19,3 mil colaboradores, R$ 54,9 bilhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 8,3 bilhões.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Sobre a Interbrand
Interbrand é a maior consultoria de marcas do mundo, referência em branding, com mais de 30 escritórios em 27 países. Desde que iniciou sua atividade em 1974, vem mudando a forma como o mundo entende o conceito de marca: antes apenas um sinônimo para a palavra “logo”, hoje é uma disciplina valiosa à estratégia de negócios, com importantes desdobramentos culturais. Atuou nas fusões Itaú-Unibanco, Fibria – VCP/Aracruz, BRF – Sadia/Perdigão, entre outras. Entre os demais clientes estão Samsung, Alpargatas, Cyrela, Netshoes, BM&F Bovespa.