O Secretário Municipal de Saúde de Nonoai, Volmar Schmidt, anunciou na manhã desta quinta-feira, (12), que o município teve confirmado um caso de Gripe “A” e que outro caso aguarda a confirmação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
De acordo com o Secretário, o município já alcançou 70% do público alvo das crianças e 92% dos idosos. “Convocamos a nossa população para que se dirija até a Unidade Básica de Saúde para receber a vacina”, disse Schmidt. A UBS atende no período das 7 horas às 17 horas com intervalo ao meio-dia. A Campanha de Vacinação encerra no próximo dia 20 de maio.
Devem receber a vacina os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, doentes crônicos, presidiários e profissionais de saúde. A meta estabelecida pelo Ministério corresponde a 80% do público-alvo total.
Rio Grande do Sul confirma a 57ª Morte por Gripe A
A Vigilância em Saúde de Farroupilha, na Serra, confirmou nesta quarta-feira que um morador da cidade morreu, na última segunda-feira, no Hospital São Carlos, depois de ter o quadro de gripe A confirmado, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), ainda em 28 de abril. Esse é o 37º óbito do ano em função da enfermidade no RS. Em 2015, a gripe A matou nove pessoas no Rio Grande do Sul, nenhuma delas até o início de maio.
De acordo com o órgão municipal, a vítima tinha 51 anos e, apesar de estar acima do peso, não fazia parte dos grupos de risco para a doença. O paciente permanecia internado desde 22 de abril.
O próximo boletim da Secretaria Estadual da Saúde só sai na sexta-feira. O relatório mais recente havia indicado mais 11 casos fatais em apenas uma semana, em dez cidades diferentes: Alvorada, Gramado, Montenegro (2), Não-Me-Toque, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa, São Borja e Vacaria. A Capital já registra sete mortes desde janeiro, enquanto Montenegro, Passo Fundo, Santa Rosa e Vacaria, duas cada. Dos 37 pacientes que morreram, 27 eram dos grupos considerados de risco da doença.