Hemopasso pede que população continue doando

Nos últimos dias um boato sobre a falta de sangue no Hemopasso está circulando na internet. As informações circulam todos os anos, desde 2014 e têm assustado quem precisa de sangue regularmente.
A responsável pelo Hemopasso, Alexandra Mazoca, explicou que os estoques estão regulares, mas diante da chegada do inverno há a necessidade de mais doações. Mazocca tranquiliza a população, mas lembra que é preciso que os doadores não deixem de atender o Hemopasso, que fornece sangue a mais de 170 municípios.
Para doar é preciso fazer agendamento pelo telefone 3311-5555, de segunda a sexta, das 8h as 13h30 e aos sábados das 7h as 11h.
Para ser doador é necessário estar bem de saúde, estar alimentado, peso igual ou superior a 50kg, idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis), intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres. Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.
Todo doador tem direito de acesso ao resultado dos exames de sangue, e em caso de alteração, o médico deve realizar o encaminhamento do paciente.
O número de doadores de sangue é baixo no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população brasileira é doadora, sendo que o índice considerado ideal é 3%.

print