Nonoai: Sede da Câmara de Vereadores passa a ser denominada Palácio Legislativo José Reck

Um projeto de Lei apresentado pelo Vereador Paulo Rodrigues – PP denominando o prédio da Câmara de Vereadores como Palácio Legislativo José Reck, foi aprovado nesta terça-feira (07) por unanimidade.
De acordo com o Vereador Paulo, o objetivo principal do Projeto é de homenagear as pessoas como a exemplo do ex-prefeito José Reck. “Pessoa que se destacou por sua honestidade, responsabilidade, caráter, competência, determinação, dedicação e contribuição à comunidade. Esta Lei propõe uma pequena homenagem a um político e administrador municipal que muito fez por Nonoai”, destacou.
Ainda segundo o Vereador será realizada uma Sessão Especial da Câmara para o descerramento da placa com a denominação do prédio.

Histórico de vida do Ex-prefeito José Reck:

José Reck nasceu em 25 de outubro de 1924, na cidade de Encantado – RS, filho do casal João Reck e Angela Pretto. Casado com Jecy de Moura Reck, teve cinco filhos: Joice, Jairo, Jane, Janete e Joeci; dez netos e três bisnetos.
Chegou em Nonoai no ano de 1948, como dentista prático, exercendo a profissão por quinze anos.
Reck foi, também, proprietário de um hotel e de um estabelecimento comercial, o conhecido “Bar do Reck”, além de sócio-fundador e diretor da Rádio Nonoai, atualmente, Rádio Clube Nonoai. Seu carro, único automóvel da cidade na época, era emprestado a quem precisasse, principalmente para deslocamentos a procura de atendimentos médicos e recursos maiores em saúde, como em Passo Fundo e Sarandi.
Homem de pouca instrução, mas determinado, Reck foi integrante do primeiro Lions Clube Nonoai, do qual foi presidente, participou ativamente da Comissão Emancipacionista de Nonoai e foi se inserindo na política, fazendo amizade com governadores, como Ildo Meneghetti, Perachi Barcelos, Amaral de Souza, com senadores e deputados, entre eles Tarso Dutra e Luciano Machado, os quais muitas vezes visitaram Nonoai e foram decisivos em muitas conquistas que beneficiaram nosso Município, abrindo caminho para o desenvolvimento.
Vice-prefeito, prefeito municipal por duas vezes, vereador e presidente da Câmara Municipal, José Reck escreveu sua história na história de Nonoai, sendo lembrado como um grande líder que, juntamente com outros nonoaienses, conseguiu trazer para nosso Município a energia elétrica, a CRT, a instalação de água potável com reservatório da CORSAN, o Banco do Brasil, além do projeto para construção da ponte sobre o Rio Uruguai, na divisa com o Estado de Santa Catarina, e a implantação do Hospital Comunitário. Foi, também, na gestão de José Reck que houve a construção da Praça Getúlio Vargas, localizada no centro da cidade, e do prédio que até a atualidade é sede da Prefeitura Municipal.
Também na sua gestão como prefeito municipal, trabalhou em prol da Educação, implantando em Nonoai a Escola Cenecista e o Curso Normal – extensão de Passo Fundo, que formou cerca de cem professores, além de ter doado salas de aula para implantação do Colégio Nossa Senhora das Graças, conhecido popularmente como “Colégio das Irmãs”, e ter fundado escolas em várias localidades do interior do Município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

error: Conteúdo Protegido. Entre em Contato.