Eleições 2016: Inicia a nomeação de Mesários e membros de mesas receptoras

Conforme prevê o Calendário Eleitoral, os juízes eleitorais de cada município já podem começar a nomear os mesários e os membros das mesas receptoras dos locais de votação das Eleições 2016. O prazo final para essa nomeação é o dia 3 de agosto.
Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau e também parentes por afinidade. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.
A convocação dos mesários deve se dar por um comunicado oficial da Justiça Eleitoral publicado no Diário Oficial. Além disso, o eleitor poderá receber pelos Correios uma carta convocatória ou um e-mail, caso esta opção tenha sido anteriormente autorizada, por escrito, pelo eleitor no cartório eleitoral. A lista de convocados também será fixada nos cartórios eleitorais.

Mesa Receptora
A Mesa Receptora é formada pelo conjunto de mesários que trabalharão em cada seção eleitoral. Ela é composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente. A escolha de cada função que os mesários exercerão é feita em audiência pública pelo juiz eleitoral com, no máximo, 60 dias de antecedência do pleito. As Eleições 2016 estão marcadas para o próximo dia 2 de outubro.
São os membros da Mesa Receptora que vão organizar os trabalhos das seções eleitorais do início da votação, às 8h, até o encerramento, às 17h. Eles recebem o eleitor, colhem e conferem a assinatura no caderno de votação com os documentos apresentados e libera a urna para o voto. No caso da votação biométrica, também são responsáveis por colher as impressões digitais no momento da identificação. Dentro da seção eleitoral, o presidente da Mesa Receptora é a autoridade máxima, e deve garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.
Mesário Voluntário
A Justiça Eleitoral criou, em 2004, o programa Mesário Voluntário, por meio do qual o eleitor pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição em vez de esperar ser convocado. Atuar como mesário é a chance que muitos brasileiros têm de se envolver diretamente no processo democrático que escolhe os novos representantes de sua localidade.
Um grupo de trabalho que conta com servidores do TSE e de outros quatros Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) localizados em Minas Gerais, São Paulo, Piauí e Pernambuco é responsável pelo material desenvolvido para instruir os mesários, sendo que o treinamento é feito a partir do método de multiplicadores. Ou seja, o TSE reúne integrantes de todos os TREs do Brasil para formar os profissionais que são chamados de “multiplicadores”. Esses servidores voltam para seus respectivos estados e levam o treinamento aos chefes de cartórios, que, por sua vez, repassam aos mesários.

Nonoai: O Cartório Eleitoral estará disponibilizando 27 sessões eleitorais distribuídas em 8 locais de votação. Estão aptos a votar 8.750 eleitores.

Gramado dos Loureiros: O Cartório Eleitoral estará disponibilizando 6 sessões eleitorais distribuídas em 4 locais de votação. Estão aptos a votar 1.985 eleitores.

Rio dos Índios: O Cartório Eleitoral estará disponibilizando 10 sessões eleitorais distribuídas em 8 locais de votação. Estão aptos a votar 2.818 eleitores.

Trindade do Sul: O Cartório Eleitoral estará disponibilizando 16 sessões eleitorais distribuídas em 10 locais de votação. Estão aptos a votar 4.456 eleitores.

print