Lideranças buscam reestruturação do IGP em Erechim

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A audiência pública da Assembleia Legislativa sobre a situação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) em Erechim, realizada na noite desta quinta-feira (11), reforçou a expectativa sobre a reestruturação da unidade no município. Proposto pelo deputado estadual Altemir Tortelli (PT), o evento reuniu lideranças políticas e autoridades policiais, jurídicas e acadêmicas para debater medidas, com objetivo de amenizar a precariedade e a insuficiência do atendimento na região do Alto Uruguai.
“Nossa região exige um olhar especial por parte do Governo do Estado, pois há graves problemas de infraestrutura e déficit de recursos humanos na unidade que atende o Alto Uruguai”, explicou Tortelli, que coordenou a atividade. O parlamentar afirmou que ausência de um Posto de Criminalística causa muitos transtornos à comunidade regional, especialmente no que diz respeito a mortes violentas, que precisam ser atendidas a partir da Coordenadoria Regional do IGP localizada em Passo Fundo.
O diretor do Departamento de Perícias do Interior do IGP, Marco Antonio Curcio, anunciou tratativas avançadas para a montagem de parceria entre o Instituto e a Prefeitura Municipal para a cedência de novo espaço físico à unidade erechinense. Segundo ele, o espaço, juntamente com o concurso público anunciado pelo Executivo estadual para a área de Segurança, dará condições para a implantação de estrutura que possibilite também os serviços de criminalística.
Curcio também anunciou que o concurso deverá ter edital lançado nas próximas semanas e que a região será contemplada com dois peritos e dois médicos legistas. Entretanto, para abrir o Posto de Criminalística, faltarão ainda dois técnicos peritos. O compromisso assumido pelos deputados presentes, com apoio das instituições, foi de pressionar o Governo do Estado para incluir na contratação emergencial novos servidores para essas funções específicas.
O diretor-geral da Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim, Paulo Sponchiado, relembrou antigo projeto conjunto da Universidade, o Hospital de Caridade, IGP e a Secretaria Estadual de Justiça para realização de convênio voltado a qualificar os serviços do IGP na região, proporcionando realização de estágios e capacitações. “Esse tema já tem mais de 15 anos, mas até agora a situação apenas piorou”, lamentou Sponchiado, colocando a URI à disposição para se agregar à mobilização pela reestruturação do Instituto na região.
Como encaminhamento, as lideranças presentes se comprometeram com a formação de um comitê específico em defesa da reestruturação do IGP de Erechim, responsável por conduzir as tratativas junto ao Executivo estadual. O grupo será composto por representantes do Instituto, da AMAU, Prefeitura Municipal, do Consepro de Erechim, da URI, representantes da Brigada Militar e Polícia Civil, bem como dos mandatos dos deputados estaduais Altemir Tortelli (PT), Gilberto Capoani (PMDB) e outros.
A audiência pública foi realizada no anfiteatro da URI, através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Participaram também o deputado Capoani e representantes dos mandatos do deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) e deputado federal Marco Maia (PT). Compuseram a mesa representações do Ministério Público, da OAB-RS, Prefeitura de Erechim, Amau, Polícia Civil, Brigada Militar, Consepro e URI.

Fonte e Foto: Au Online

print