Nonoai: Comércio registra circulação de notas de R$ 50 falsas

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

O comércio do município de Nonoai está em alerta quanto à circulação de notas falsas. Apenas nesta semana, foram registradas a circulação de três notas no valor de R$ 50.
Conforme o gerente da Agência do Sicredi em Nonoai, Carlos Nei Casal, o mecanismo mais prático para identificar notas falsas é a marca d’água e o fio de segurança localizado praticamente no meio da moeda. Em cada nota, é possível ver a imagem de figuras que representam a República, a Bandeira Nacional ou os animais relativos a cada valor, em tons variados, claros e escuros.
Contudo, de acordo com o gerente, a agência é obrigada a apreender a nota falsa no momento em que ela é apresentada no caixa. Após isso, a agência encaminha a moeda para o Banco Central que determina a imediata investigação policial.

Nota falsa informações

Confira dicas e aprenda como identificar notas falsas
O Banco Central, responsável pela produção das cédulas de Real no Brasil, possui mecanismos para verificação da origem e da veracidade delas. É conhecendo esses mecanismos – percebidos ao observar e tocar o papel-moeda – que você pode aprender como identificar notas falsas e garantir que não ocorra nenhum tipo de complicação ao lidar com elas.
O risco das notas falsas
A distribuição de cédulas de dinheiro falsificadas é real e você pode ser vítima. Pior ainda: pode ser considerado cúmplice de um crime sem perceber. Como se tratam de grandes quantias circulando, você não está livre de receber uma cédula falsificada. Desconfie de notas que pareçam falsas ao realizar transações no dia a dia.
O Banco Central criou um aplicativo que ajuda na identificação de notas falsas.
O mais comum mecanismo para identificar notas falsas é a marca d’água. Presente tanto nas cédulas da primeira, quanto da segunda família do Real, elas podem ser visualizadas quando o papel é colocado contra a luz. Em cada nota, é possível ver a imagem de figuras que representam a República, a Bandeira Nacional ou os animais relativos a cada valor, em tons variados, claros e escuros.
As imagens latentes ou escondidas também podem servir como marca para saber como identificar notas falsas. Nas notas da primeira família, as letras BC no canto inferior esquerdo, em uma faixa mais escura, podem ser percebidas se você colocar a nota na altura dos olhos. Na segunda família, é o número referente ao valor da cédula que está escondido nessa parte da nota.
O símbolo das Armas Nacionais também é uma marca escolhida pelo Banco Central. Quem entende como identificar notas falsas, sabe que, quando a cédula é colocada contra a luz, o símbolo impresso em um lado deve se encaixar perfeitamente com a imagem impressa no lado oposto. Na segunda família, a marca é a faixa holográfica, com o número referente ao valor da nota.
Mas não basta entender como identificar notas falsas se você não souber agir ao receber uma. O Banco Central indica, em sua cartilha oficial online, que você deve desconfiar de notas que pareçam falsas ao realizar transações no dia a dia e que é seu direito recusá-las. Recomendar ao dono do exemplar que procure uma agência bancária ou o Banco Central também é importante.

print