Coletivo do Leite discute e planeja ações durante reunião em Gramado dos Loureiros

Extensionistas da Emater/RS-Ascar dos municípios de Gramado dos Loureiros, Nonoai, Constantina, Chapada, Liberato Salzano, Lajeado do Bugre, Boa Vista das Missões, Seberi, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen e Iraí, que formam o Coletivo do Leite, reuniram-se nesta terça-feira (dia 30/08) na Câmara de Vereadores de Gramado dos Loureiros para discutir a cadeia produtiva do leite, considerando a importância da mulher na produção de leite e a sucessão familiar, na perspectiva da atividade leiteira como geradora de renda.
Na reunião, a equipe da Emater/RS-Ascar de Gramado dos Loureiros apresentou o trabalho realizado no município com mulheres produtoras de leite. Para a maioria, a atividade leiteira é importante para subsistência da família e pela renda mensal que proporciona. O leite ocupa o primeiro lugar entre as atividades com maior envolvimento das mulheres do campo que, na maioria das vezes está à frente da atividade, mas o seu envolvimento na gestão da atividade e da renda ainda é menor. Dessa forma, o município está realizando esse trabalho para reforçar o importante papel econômico e social da mulher na atividade leiteira e na propriedade rural.
A programação da reunião seguiu com almoço em uma propriedade rural que faz parte da rota turística do município, outra ação incentivada pela Emater/RS-Ascar. Na sequência, os integrantes do Coletivo de Leite visitaram uma propriedade rural, unidade de referência do município, de uma família que instalou uma agroindústria de derivados de leite, com Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Na propriedade do casal, Teresinha e Gilmar Ferreira, Teresinha é protagonista deste processo, estando à frente da gestão da atividade e da agroindústria, um exemplo da importância da mulher na propriedade rural e frente aos processos produtivos familiares.
Como encaminhamentos da reunião, foi deixada como proposta do Coletivo uma ação integrada com trabalho de gestão para ser realizada nos 42 municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, para discutir gestão rural, sucessão e atividade leiteira nas famílias que possuem jovens em casa.
Segundo o assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, as próximas capacitações e eventos como dias de campo, seminários, entre outros, deverão priorizar dois temas: dieta do rebanho e educação sanitária. Dessa forma, pretende-se intensificar os conhecimentos dessas áreas, aperfeiçoando o trabalho realizado na região.
A próxima reunião do Coletivo do Leite está prevista para o dia 08 de novembro, em Constantina, e tratará sobre sistemas de produção.

print