Projeto obriga uso de rótulos coloridos para indicar níveis de gordura, sal e açúcar em produtos

A principal causa de mortes no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, são as doenças do coração. As mais comuns são infarto, acidente vascular cerebral, o AVC, e morte súbita, relacionadas à falta de exercícios físicos e à má alimentação. O excesso de sal, o colesterol e as gorduras impedem o bom funcionamento do coração. Para ajudar as pessoas a escolherem alimentos mais saudáveis, o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, apresentou projeto de lei que obriga o uso de rótulos coloridos para identificar os níveis de gordura, de sal e de açúcar nos produtos industrializados.
A relatora da proposta, senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, considera importante facilitar a identificação dos alimentos consumidos para que as pessoas façam melhores escolhas. “Cada vez que a gente puder educar as pessoas naquilo que elas ingerem É muito importante. As pessoas têm que chegar na prateleira e encontrar informações legíveis, porque aquelas informaçõezinhas com letras muito miúdas, ninguém lê. E se tem uma cor, todo mundo percebe. As empresas têm que entender que a vida do cidadão é mais importante e aí elas vão produzir alimentos com menos teor de gordura e de sal”.
Outra proposta que está em discussão no Senado é do senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe. O projeto determina que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, estabeleça limites para as quantidades de gordura saturada e sódio nos alimentos. A matéria está na Comissão de Assuntos Econômicos e depois ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Sociais. E na CAS também aguarda análise projeto de autoria da senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, que proíbe inserir nos alimentos a gordura vegetal hidrogenada, conhecida como gordura trans.

print