Justiça Eleitoral já recebeu mais de 32 mil denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais

Criado em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo para receber denúncias de irregularidades em campanhas, o aplicativo “Pardal” foi adotado nacionalmente este ano e registrou, entre agosto e setembro, quase dois milhões de downloads e mais de trinta e duas mil denúncias, em todo o Brasil.
O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino, relata que o aplicativo torna o eleitor um fiscal. “Por exemplo, é vedada, por lei, a utilização de outdoors, então, um eleitor, por meio desse aplicativo, registra, por meio de foto, por filmagem, por gravação; a aplicação recebe, agrega a essa foto, informações georreferenciadas, ele se identifica e envia. Automaticamente, isso cairá para análise do Ministério Público e do juiz eleitoral.
O “Pardal” é um dos 12 aplicativos para celular desenvolvidos para as eleições deste ano. Dois deles são voltados para servidores da Justiça Eleitoral, um é para uso dos mesários e os outros nove estão à disposição do eleitor. No app “Candidaturas”, por exemplo, é possível encontrar informações sobre os quase quinhentos mil concorrentes a prefeito e vereador, bem como planos de governo, bens pessoais e prestações de contas.
O eleitor pode, inclusive, “favoritar” um determinado candidato para acompanhar seu desempenho. Outros dois aplicativos são voltados para a apuração dos votos: o app “Resultados”, e “Boletim na mão”.
Os aplicativos “Pardal”, “Candidaturas” e “Resultados” têm versões para Android e IOS. A lista completa de apps da Justiça Eleitoral está disponível no portal tse.jus.br.

print