Senado analisa projetos relacionados à produção de carros elétricos no Brasil

Estudos apontam que até 2030 veículos elétricos serão uma realidade nas ruas de nações como a Alemanha, país que tem investido fortemente no setor.
Uma das alternativas para reduzir consideravelmente as emissões de gases de efeito estufa no mundo é a substituição de veículos movidos a combustível por veículos elétricos ou pelo menos híbridos. Hoje os veículos movidos à gasolina, álcool ou diesel estão no topo da lista de maiores poluidores. A queima de combustíveis fósseis como o petróleo é uma das principais fontes emissoras de gases de efeito estufa no Brasil, com 15,1% do total de gás jogado na atmosfera. O Senado analisa dois projetos de Lei relacionados à produção de carros elétricos no Brasil. Um do senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, que prevê isenção fiscal de veículos elétricos a bateria e híbridos a etanol, fabricados no Brasil, por até 10 anos.
A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, que foi relatora do projeto na Comissão de Meio Ambiente, afirma que a produção de carros elétricos no mundo seria um avanço para a humanidade. Mas aponta alguns desafios. “Ocorre que hoje o grande desafio da ciência, da tecnologia é você garantir o desenvolvimento de baterias que tenham uma durabilidade mais longa do que efetivamente tem”, destaca.
Além da questão ambiental, os carros elétricos ainda apresentam vantagens como melhor eficiência energética, veículos mais silenciosos e menor custo de manutenção. Os malefícios sobre a queima de combustíveis fósseis e formas de evitá-la serão debatidos durante a Vigésima Segunda Conferência das Partes sobre o Clima, que ocorre em Marrakech em novembro.

print