Nonoai: Alunos das escolas públicas passam por avaliação nacional

Os alunos da Escola Estadual Maria Dulcina e da Escola Municipal Jair de Moura Calixto participam nesta quarta e quinta-feira (dias 16 e 17) da Avaliação Nacional de Educação (ANA) realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova é destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com o Diretor Hemilton Soares, na Escola Jair de Moura, pelo menos quatro turmas, cerca de 70 alunos, estão participando da avaliação. Já na Escola Maria Dulcina, segundo o Diretor Hélio Mossi, são cerca de 50 alunos. “Hoje as provas são de língua portuguesa e quinta-feira é de matemática”, relata o diretor.
A ANA é um instrumento de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que prevê a alfabetização plena de todas as crianças até os 8 anos, e examina os conhecimentos dos estudantes em três áreas: leitura, escrita e Matemática. Em 2015, os dados do exame mostraram que 22,21% das crianças dessa etapa só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas. Em escrita, 26,67% desses alunos não tinham aprendizagem considerada adequada, enquanto em Matemática o número sobe para 57,5%.
O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas até 2024. De acordo com o Relatório de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), mais de metade dos alunos do 3º ano do Fundamental estão nos dois níveis mais baixos de alfabetização.
Todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano participam do exame.

print