Nonoai: EMATER desenvolve mais uma etapa de distribuição de mudas da Crotalária

A equipe da EMATER de Nonoai está realizando nesta semana a segunda etapa do projeto que visa combater o mosquito da dengue no município ambientalmente correto.
De acordo com o extencionista da EMATER, Flávio Fagundes da Silva, nesta semana serão distribuídas aproximadamente 1.100 conjuntos de mudas de Crotalária. Conforme o cronograma, nesta quarta-feira as mudas estarão disponíveis gratuitamente para a comunidade no escritório da EMATER, na Secretaria Municipal de Saúde e na Secretaria Municipal de Agricultura. Além destes locais, a equipe da EMATER estará levando ainda as mudas para a Linha São José (Ledenir Lemes da Silva) e na Linha Canhafé (Edivaldo Pereira Michels). E quinta quinta-feira, a distribuição ocorrerá na Linha Chalana, Tope da Serra, Ronda, Olhos D’água e Fávero.
O projeto desenvolvido pela EMATER tem apoio do Lions Clube e do viveiro de mudas Adroaldo.

5cf17471-b0dd-46c5-9afe-255a979e46f6

Como age a planta no controle do mosquito
A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

print