Nonoai: Triticultores reúnem-se hoje para debater o cenário econômico do cereal

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

O Sindicato Rural de Nonoai está organizando hoje um grande encontro entre os triticultores e os representantes da cadeia produtiva do grão no Rio Grande do Sul. O evento que será realizado no Restaurante Tropilha contará com a presença do Presidente da Comissão do Trigo na FARSUL, Hamilton Jardin e do Representante da Associação das Cerealistas do Rio Grande do Sul e da Câmara Setorial do Trigo, Vicente Barbiero.
De acordo com o Presidente do Sindicato Rural, Alécio Bringhenti, o evento é aberto a todos os produtores de trigo da região de Nonoai para debater principalmente o preço do cereal que mesmo tendo um preço mínimo de comercialização está sendo vendida a R$ 28 a saca. “O preço mínimo existe, ele hoje é de R$ 38, mas os mecanismos do governo não estão funcionando e nós precisamos cobrar isso do governo através das entidades que nos representam”, disse Bringhentti.
Sem estímulos, os triticultores estão preocupados o que plantar na lavoura no período de inverno. “Nós precisamos transformar essa planta de inverno em renda. Porque tivemos uma grande colheita, mas no final não tivemos lucro e ainda corremos risco com financiamentos em bancos”, anunciou.
Nesta semana, a categoria também esteve debatendo com o Governo Federal o Prêmio para a exportação do trigo e pedindo que o produto gaúcho seja sensível ao mercado dos países do Mercosul.

print