Nonoai: Agricultores participam de protesto contra a retirada de direitos


Segundo estimativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e da Brigada Militar, cerca de 12 mil agricultores de 150 cidades gaúchas foram a Santa Rosa nesta quinta-feira, dia 23, participar da manifestação contra a reforma da previdência social. A entidade pondera que essas alterações afetariam também a economia dos municípios.

“O agricultor recebe e esse recurso é reinvestido dentro dos próprios municípios, dentro do comércio local, dentro do comércio da região. Volta a gerar empregos, volta a gerar impostos”, afirma Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag.

A Fetag estima que, em 71% das cidades brasileiras, o retorno do fundo de participação dos municípios que é repassado pela União seja menor que os benefícios previdenciários que chegam através dos agricultores.

Por esses motivos, os manifestantes caminharam pelas principais ruas da cidade e entregaram ofícios em agências bancárias e receberam o apoio de outros sindicatos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nonoai, Adão Mouras, o momento é de preocupação, pois os agricultores correm o risco de perder diversos direitos conquistados.

print