Coleta Seletiva de Lixo deve ser implantada nos municípios que compõem o Conigepu

Os 12 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu) estão trabalhando juntos para implantar a Coleta Seletiva de Lixo em três meses. O objetivo é controlar e dar o destino adequado à produção do lixo que é encaminhado ao Consórcio, em Trindade do Sul, onde é feita a triagem, compostagem e aterro sanitário.

O Consórcio atende uma população de mais de 86 mil habitantes e recebe diariamente 30 toneladas de resíduos, dos quais, 25% são recicláveis, 32% orgânico e 43% torna-se rejeito. Pensando em melhorar esses números, o Consórcio, em parceria com a Emater/RS-Ascar, lançou a ideia de um projeto que prevê a implantação de práticas para o correto destino de resíduos sólidos domésticos produzidos pelos municípios consorciados ao Conigepu.

De acordo com a extencionista da EMATER em Nonoai, Estela Maris Miranda, a expectativa é que a Coleta Seletiva do Lixo seja implantada nos próximos dias em 100% dos municípios do Consórcio. “Já estive conversando com o Secretário de Saúde, Volmar Schmidt, e estamos programando uma visita das Agentes Comunitárias de Saúde em Trindade para visitar o Conigepu. Também vamos buscar outras ações em parceria com a Secretaria de Educação para conscientizar os alunos sobre a necessidade e a importância da separação correta do lixo doméstico”, relatou. Ela também anunciou que serão realizadas ações de mutirão da limpeza, implantação de composteiras domésticas nas residências e eco pontos para a coleta de lixo eletrônico.

Passados três meses, o grupo responsável pela implantação da Coleta seletiva voltará se reunir para avaliação dos resultados implantados em cada município.

print