Indígenas da Reserva da Serrinha fazem bloqueio em Ronda Alta

A ERS 324 se transformou mais uma vez em um palco de manifestação. Desta vez é a comunidade indígena que chama a atenção das autoridades policiais em razão da morte do Cacique Antonio Claudino.

A mobilização que inicio na manhã dessa quinta-feira, (dia 20/04), na RS 324 localidade de Alto Recreio, pertencente a Reserva da Serrinha, deve se estender até as 17 horas de hoje. Os indígenas, liderados pelo cacique Roni, estão liberando a rodovia de hora em hora.

Fotos: Jociano Eccher

 

Notícia relacionada:

Cacique é morto a tiros em Ronda Alta

Um cacique foi morto em Ronda Alta, na noite de segunda-feira (dia 20/03/2017). Antônio Claudino, 57 anos, foi alvo de disparos de arma de fogo na aldeia onde morava, localizada na região do Alto Recreio, interior do município. Segundo a Polícia Civil, Mig estava na casa de um amigo quando foi surpreendido por ao menos dois criminosos em um veículo. Uma mulher, que seria a motorista do carro, ficou aguardando o comparsa que acertou cinco tiros no pescoço da vítima, por volta das 19h desta segunda.

O cacique foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e chegou sem vida no local, por volta das 19h30min.

Segundo o escrivão de polícia Josimar Passamani, da Delegacia de Polícia (DP) do município, Mig era uma das lideranças políticas da região. Em 2012, ele foi eleito como vereador de Ronda Alta pelo PT com 330 votos.

Ele seria desafeto de um grupo indígena que é contra sua liderança e reivindica pedaços de terra da região. No fim do ano passado, dois opositores do cacique foram presos em ação da Polícia Federal (PF) contra invasões na aldeia.

O escrivão destacou que essas tensões entre Mig e outros indígenas serão acrescentadas na investigação do caso. Até o momento, o inquérito está sob responsabilidade da DP de Ronda Alta, mas poderá ser reivindicado pela PF futuramente.

print