Nonoai: Mais de 50% do público alvo já recebeu a vacina

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai já aplicou 2.600 vacinas contra a gripe “A”. Considerando que a meta é vacinar 5.120 pessoas, a campanha que iniciou dia 17 de abril e encerra em menos de 20 dias, tem ainda cerca de 50% da população para receber a vacina.

O Dia ‘D’ de mobilização nacional para vacinação ocorrerá no sábado, dia 13 de maio.

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 

Notícia relacionada:

 

Rio Grande do Sul confirma primeiras duas mortes por gripe A em 2017

O secretário estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo Reis, confirmou no fim da tarde desta segunda-feira (dia 08/05), que o Rio Grande do Sul registrou os dois primeiros óbitos por gripe ‘A’ neste ano. De acordo com ele, as duas vítimas não eram vacinadas.

A situação preocupa ainda mais no cenário de vacinação abaixo da meta projetada. Faltando menos de 20 dias do fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, apenas 13,6 milhões de brasileiros procuraram os postos de saúde em todo o país. O número representa 27,5% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. No Rio Grande do Sul, são 47,2% os imunizados do público-alvo.

A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha.

Os grupos que menos se vacinaram são indígenas (13,9%), crianças (15,9%), professores (16,6%) e gestantes (22,9%). Entre as regiões do país, o Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 48,5%, seguida pelas regiões Sudeste (28,3%); Centro-Oeste (23,2%); Nordeste (19,5%) e Norte (16%).

print