Nonoai: Município tem alto índice de suicídios

Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo. Neste ano, como de costume, as atividades de prevenção e sensibilização incluem caminhadas, veiculação de materiais da campanha por figuras públicas que abraçam a causa e a iluminação de prédios públicos, praças e monumentos com luzes e itens amarelos.

Para marcar o mês da campanha de prevenção aos casos de suicídio em Nonoai, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA do Hospital Comunitário de Nonoai promoveu, na tarde desta quinta-feira, (Dia 21/09), uma palestra com a acadêmica de psicologia Samantha Baldin. A atividade realizada na Câmara de Vereadores foi aberta para os alunos da Escola Estadual Maria Dulcina e servidores do Hospital Comunitário de Nonoai.

Conforme dados apresentados pela Acadêmica Samantha, o município de Nonoai tem um alto índice de casos de suicídio. “Nos anos de 2011 e 2013, o município atingiu a casa dos 24,96% enquanto que na média brasileira este índice foi de 3,99%”, revelou com dados do DATA SUS.

No Brasil, a faixa etária correspondente à terceira idade é a que reúne as estatísticas mais preocupantes. No caso de mortes relacionadas à depressão, os maiores índices estão concentrados em pessoas com mais de 60 anos, com o ápice depois dos 80 anos.

A troca de informações sobre suicídio pode ser muito útil para diminuir esses índices. A OMS estima que 90% dos casos podem ser evitados quando há oferta de ajuda. Em geral, seis meses antes de consumar o ato, pessoas com pensamentos suicidas procuram ajuda com familiares, amigos ou profissionais da área da saúde pública.

print