Acadêmicos da Unochapecó estarão realizando trabalho nas propriedades rurais em Nonoai e Rio dos Índios

Pelo menos 100 propriedades rurais dos municípios de Rio dos Índios e de Nonoai estarão recebendo a visita dos Acadêmicos do Curso de Agronomia da Unochapecó a partir da próxima quarta-feira, dia 04 de outubro.

De acordo com a Professora de Agronomia, Karen Brustolin Golin, as atividades que iniciam na próxima semana serão realizadas por dois anos por um grupo de 38 acadêmicos. “Na primeira etapa, que inicia com a disciplina de Estudo e Realidade Rural, os alunos estarão visitando as propriedades para um levantamento de cada unidade rural através de entrevistas”, revelou.

A professora explicou que será realizado um trabalho amplo em cada propriedade visitada. “Os acadêmicos estarão fazendo um levantamento das propriedades, ou seja, quais as culturas cultivadas, se tem sucessão rural, se é feita a análise de solo, a infraestrutura da área e equipamentos, e a inclusão social de cada família na comunidade. Enfim, são quatro temas inicias”, revelou. Ela também adiantou que no segundo semestre os universitários estarão pedindo autorização para fazer estágio em algumas propriedades.

Na conclusão do trabalho, as propriedades que acolheram os acadêmicos para o estágio, receberão um relatório de gestão rural.

Para viabilizar os estudos, a Universidade fez parceria com empresas e entidades apoiadoras, entre elas a EMATER, Secretarias Municipal de Agricultura, Laticínios Kiformaggio, Agrototal, Soma, Cotrisal e o Barbiero Agronegócios.

Esta é a primeira vez que os Acadêmicos da Unochapecó estarão se dirigindo ao Norte do Estado Gaúcho para desenvolver as atividades curriculares. Há 23 anos os alunos trabalham apenas no Oeste Catarinense.

Reunião de trabalho realizado em Rio dos Índios

Karen Brustolin Golin, Professora de Agronomia da Unochapecó

print