Nonoai terá polo regional do SESAI

O município de Nonoai firmou acordo para contar com uma unidade polo do SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena. O Polo deverá atender cerca de 7 mil indígenas dos municípios da região de Nonoai, como Rio dos Índios, Gramado dos Loureiros, Vicente Dutra, Iraí, Faxinalzinho, Benjamin Constant do Sul, Planalto, entre outros. A efetiva implantação do escritório da SESAI no município, segundo o coordenador Gaspar Paschoal deve ocorrer em até dois meses. Restam ainda trâmites burocráticos.

O município de Nonoai vai ceder ao SESAI um espaço localizado no antigo posto de saúde, na Rua Borges de Medeiros, esquina com a 7 de Setembro, para que o escritório seja instalado. Segundo o coordenador Gaspar Paschoal, em até dois meses a unidade deverá estar funcionando em Nonoai. De acordo com o Prefeito Edilson Pompeu da Silva, a escolha por Nonoai foi acertada em razão da identificação do município com a questão indígena.

Segundo o coordenador distrital da SESAI Gaspar Paschoal que esteve em Nonoai, a criação do polo base trará benefícios à comunidade indígena: “Nós vamos conseguir aproximar a gestão da comunidade, prestando atendimento de qualidade e supervisão aos profissionais de forma qualificada, então a comunidade só tem a ganhar com a instalação desse polo base em Nonoai”, afirmou. A SESAI já conta com 11 polos bases nos dois estados de abrangência da Coordenadoria Distrital, RS e SC, e terá em Nonoai mais uma opção para descentralizar o atendimento aos indígenas que segundo o coordenador, é um local estratégico escolhido pelo órgão.

A reunião em Nonoai contou com a presença do Coordenador Distrital de Saúde Indígena, Gaspar Paschoal, do chefe do Escritório Local de Passo Fundo, Evaldo Eikoff, representantes da comunidade indígena, como o ex-prefeito de Gramado dos Loureiros Erpone Nascimento, do Capitão da Aldeia Sede Paulo Vergueiro, do Major Valdir Lopes, do ex-vereador Volmir Lopes, o Maninho. Acompanharam também a reunião o Assessor técnico do SESAI, Paulo César Ribeiro e representantes do CONDISI, Lázaro Vergueiro, Delair Vergueiro e o apoiador da gestão Alex da Silva Mello. Da Administração Municipal, o prefeito Edilson Pompeu da Silva juntamente com a Secretária de Saúde Gerci Caresia Schio. Pelo Legislativo municipal, compareceu a presidente da Câmara de Vereadores Luciana Zanovello.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é a área do Ministério da Saúde responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Criada em outubro de 2010, a Sesai surgiu a partir da necessidade de reformulação da gestão da saúde indígena no país, demanda reivindicada pelos próprios indígenas durante as Conferências Nacionais de Saúde Indígena.

print