A Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nonoai ACISA/CDL), lançaram nesta semana a campanha de recuperação do crédito aos inadimplentes do comércio local. Denominada “Mês do Perdão”, as pessoas que estão com restrição ao crédito poderão renegociar as suas dívidas e voltar a comprar a prazo.
De acordo com dados do SCP de Nonoai, pelo menos 1.898 pessoas estão com seu nome negativado no SPC. O valor total devido no comércio é de R$ 1.326.423,28. Também estão negativadas pelo menos 9 empresas do município. A cifra nesta categoria é de aproximadamente R$ 10 Mil.
Segundo o Diretor da CDL Flávio Reginatto, a expectativa é que as pessoas negativadas se dirijam ao comércio e renegociem as suas dívidas. “Estamos chegando ao final do ano, período de comprar de natal, e é muito importante que as pessoas possam resgatar o seu crédito e voltar a comprar no nosso comércio. Isso estará fortalecendo o comércio local e inclusive gerando novas vagas de emprego”, enfatizou.
Conforme uma pesquisa SPC Brasil, 69% dos inadimplentes sofrem de ansiedade por não conseguir pagar as contas em dia. Após contraírem dívidas, 25% passaram a ficar mais desatentas no ambiente de trabalho e 21% desenvolveram algum vício, como cigarro, comida ou álcool. Ou seja, não é apenas a vida financeira que sai prejudicada quando alguém contrai uma dívida e não consegue pagá-la. A saúde do corpo e da mente também fica comprometida, potencializando uma série de problemas que se acumulam e afetam todas as esferas da vida de uma pessoa.